Blog

Expressões machistas pra riscar do vocabulário

Não parece machismo, MAS É SIM! Conheça algumas expressões e frases machistas que o mundo precisa parar de repetir e replicar. Entendemos que é necessário e fundamental, refletir sobre as atitudes que ainda oprimem e machucam as mulheres na nossa sociedade.

“O que ela quis dizer é que…”

Falada principalmente no ambiente corporativo, atitudes que envolvem interromper uma mulher e reproduzir sua fala com outras palavras, a fim de deixá-la mais “palatável”, são conhecidas como “mansterrupting” e “mansplaining”. E o efeito é um só: silenciar a mulher.

“Sempre ajudo nas tarefas de casa”

Nascer mulher não implica uma habilidade biológica para funções que envolvem os cuidados domésticos. Assim como o fato de ter nascido do gênero masculino não tira a responsabilidade sobre tarefas domésticas. A sugestão é trocar o verbo “ajudar” por “dividir”: sempre dividimos as tarefas em casa.

“Você sempre dá piti” ou “Só pode estar de TPM”

Enquanto um homem que se posiciona de maneira mais forte é visto com alguém seguro de si, mulheres na mesma condição são reduzidas ao papel de barraqueiras ou descompensadas. Isso se chama “gaslighting”, e nada mais é do que uma manipulação psicológica para tirar a autonomia ou a autoridade de uma mulher.

“Isso é coisa de mulherzinha”

Quando alguém usa essa expressão para ferir a masculinidade de um homem não só está desmerecendo as mulheres, mas também perpetuando a ideia de que comportamentos masculinos precisam sempre ter força e agressividade.

“Mulher tem de se dar ao respeito”

Esta afirmação significa que mulher que se preze tem de se portar e se vestir de uma certa maneira para ser respeitada por homens. Caso contrário, ela corre o risco de ser considerada vulgar e não digna de respeito – o que acaba justificando assédios e até estupros.

“Mal-amada”

O termo pretende “descrever” a atitude de uma mulher usando uma suposta falta de afeto masculino. Contudo, quando o mal-humorado é um homem, ele é o dono do próprio estado emocional. Já a expressão “mal-amada” sugere que um homem, ou a falta dele, poderia moldar a personalidade feminina.

“Pensa como homem”

Usualmente essa expressão é empregada para se referir às mulheres mais diretas e objetivas. É uma fala problemática porque estigmatiza as mulheres em geral e ainda coloca o homem em posição de superioridade.

“Mulher precisa ser feminina”

Os estereótipos são uma das formas de atuação do machismo estrutural. E o que é feminilidade? O conceito é amplo demais para ser utilizado como um padrão a ser seguido. Além disso, todo mundo pode ser como quiser, desde que respeitem seus semelhantes.

“Lugar de mulher é”

A não ser que a expressão seja completada com “onde ela quiser”, é bastante machista. Mulheres e homens devem ter iguais direitos para buscar espaços no mercado de trabalho, na política, no esporte e em tantos outros campos.

Conteúdo produzido pela agência Colecta Digital

Torres Psicologia