Plantão Psicológico

Criado no final dos anos 1970 como derivação dos estudos e das práticas da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) no Brasil, o Plantão Psicológico se propõe a acolher as pessoas de forma mais direta e menos formal que a psicoterapia.

O Plantão tem o objetivo de ajudar a pessoa a decidir qual será seu próximo passo na vida.

Esse próximo passo, é claro, depende muito de qual é o conflito que está em jogo.

Como qualquer abordagem próxima da fenomenologia, dependemos totalmente de qual é a demanda de quem procura pelo atendimento.

A decisão pode ser: ter uma conversa séria com alguém, pensar mais sobre determinado assunto, agendar um horário para começar a psicoterapia, desistir ou continuar uma determinada situação como um relacionamento ou um trabalho em específico… ou várias outras possibilidades diversas, assim como são diversas as relações humanas.

No entanto, o tomar uma decisão é algo em que o psicólogo plantonista pode ajudar, seja qual for a questão.

Por não ter um compromisso formal tão rígido, o plantão também pode ajudar em outros casos, como: matar a curiosidade de como é um atendimento psicológico, ajudar estudantes de Psicologia a viver a prática antes dos estágios (ainda como clientes, é claro), tirar dúvidas ou conversar sobre assuntos constrangedores ou apenas desabafar, ser ouvido com a confiança de que quem ouve manterá o sigilo sobre o conteúdo da conversa.

O Plantão é livre. Um espaço em que as pessoas serão acolhidas e ouvidas e, se for o caso, encaminhadas para as melhores opções disponíveis para a solução de seus conflitos.

No serviço de Plantão Psicológico que a Torres Psicologia propõe no Tópikos Espaço Profissional, além da fundamentação em Fenomenologia Existencial, buscamos uma linguagem comum de reflexão, análise e ação: as teorias do Sentimento de Inadequação e a Comunicação Não-Violenta.

Informe-se das condições pelos contatos disponíveis da Tópikos Espaço Profissional, que fica na Avenida Ayrton Senna da Silva 341 – Jardim Proença, Campinas – SP; F: 19 3325-9065 / WhatsApp: 19 9 9901 4822 / e-mail: contato@topikos.com.br

Estamos prontos para ouvir!